Custos e Controles Gerenciais

PONTO DE EQUILÍBRIO – Programa

Este é um programa para elaboração do gráfico de Ponto de Equilíbrio. Com o seu emprego tem-se uma visualização da situação em que as receitas são suficientes somente para fazer face às despesas da empresa. Para maior compreenção veja o texto da matéria.

Custos – Terminologia e Classificação

Custos é uma certa quantidade em dinheiro que representa todos os bens materiais e imateriais, trabalho e serviços consumidos pela empresa, na produção de seus bens e serviços, bem como o que é consumido na manutenção de suas instalações e equipamentos.

Custos ABC: Prospecção de Conhecimentos

Sistese das respostas dadas pelos alunos ao teste de conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de “custio baseado nas atividades”.

Custo ABC

texto02

O sistema ABC não é um sistema de acumulação de custos para fins contábeis, em substituição aos já existentes. Os métodos tradicionais de custeio (custeio por quantidade produzida, por absorção ou variável), têm suas áreas próprias e específicas de eficácia e são absolutamente insubstituíveis.

Custos Padrão: Prospecção de Conhecimentos

Síntese de respostas dadas por alunos, ao teste de conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de “custo padrão”.

Custo Padrão

O Custo Padrão representa o custo que um produto deveria custar, em condições normais de eficiência da mão-de-obra e dos equipamentos, de abastecimento do mercado fornecedor, da demanda do mercado consumidor etc.

Orçamento Empresarial

Capítulo 7 do Livro Sistemas de custos para hotéis. Todas as empresas, inclusive os hotéis, precisam ter um controle orçamentário e, para que esse controle seja eficiente, é necessário dar uma grande importância as relações humanas, pois o fator principal do processo administrativo é o inter-relacionamento de indivíduos e grupos. Atitudes impróprias da administração ou erros de comportamento podem causar uma série de deficiências no programa orçamentário.

Margem de Contribuição

Para conceituar o que é Margem de Contribuição, precisa-se compreender os itens que servem como alavancas para a sua formulação, os Custos Fixos e os Custos Variáveis.

Plano de Ensino

Conceitos gerais de Custos. Sua origem, evolução e objetivo do seu estudo. Esquema bádico de contabilidade de custos. Custos nos diversos segmentos econômicos. Sistemas de custeio. Análise de custos para tomada de decisão: custo fixos, variáveis e margem de contribuição. Relatório gerencial.