Análise de Custos

Ponto de Equilíbrio

pontodequilibrio11

A análise do Ponto de Equilíbrio somente deve ser aplicada, como um todo, para as empresas que tenha mais de uma linha de produção se produto dessas empresas tiverem a mesma Margem de Contribuição. O procedimento padrão é se calcular o Ponto de Equilíbrio para cada produto, desde que haja custos fixos perfeitamente identificados para cada um deles.

PONTO DE EQUILÍBRIO – Programa

Este é um programa para elaboração do gráfico de Ponto de Equilíbrio. Com o seu emprego tem-se uma visualização da situação em que as receitas são suficientes somente para fazer face às despesas da empresa. Para maior compreenção veja o texto da matéria.

Custos – Terminologia e Classificação

Custos é uma certa quantidade em dinheiro que representa todos os bens materiais e imateriais, trabalho e serviços consumidos pela empresa, na produção de seus bens e serviços, bem como o que é consumido na manutenção de suas instalações e equipamentos.

Custos ABC: Prospecção de Conhecimentos

Sistese das respostas dadas pelos alunos ao teste de conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de “custio baseado nas atividades”.

Custo ABC

texto02

O sistema ABC não é um sistema de acumulação de custos para fins contábeis, em substituição aos já existentes. Os métodos tradicionais de custeio (custeio por quantidade produzida, por absorção ou variável), têm suas áreas próprias e específicas de eficácia e são absolutamente insubstituíveis.

Custos Padrão: Prospecção de Conhecimentos

Síntese de respostas dadas por alunos, ao teste de conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de “custo padrão”.

Custo Padrão

O Custo Padrão representa o custo que um produto deveria custar, em condições normais de eficiência da mão-de-obra e dos equipamentos, de abastecimento do mercado fornecedor, da demanda do mercado consumidor etc.

Margem de Contribuição

Para conceituar o que é Margem de Contribuição, precisa-se compreender os itens que servem como alavancas para a sua formulação, os Custos Fixos e os Custos Variáveis.

Introdução à Análise de Custos

anacusto01

Apresentação em PowerPoint. Para que se possa fazer uma perfeita Análise dos Custos de uma empresa, primeira há que se ter uma perfeita percepção dos seus custos. Assim é que se deve saber com exatidão a natureza de todos os dispências havidos na sociedade, aqueles que não essenciais e os que não dispensáveis; os fixos e os variávies; os diretos e os indiretos.