Administração Financeira e Orçamentária

Orçamento Empresarial (Novo)

Capítulo 3 do livro “Fundamentos, metodologias e práticas do Orçamento Empresarial”. Autores: Tomislav R. Femenick, Francisco Wagner Matias dos Santos, Lúcia de Fátima Vasconcelos Silva, Karina Matos de Farias e Miradalva Lima Ribeiro.
No mundo dos negócios destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas.

Fundamentos do Planejamento

acompmtorcamt

Capítulo 2 do livro “Fundamentos, metodologias e práticas do Orçamento Empresarial”. Autores: Tomislav R. Femenick, Cláudia Silva Euzébio, Michelle Florêncio Julião, Cyntia Anne C. da Rocha e Danielle da Silva Torres
Este Capítulo tem como objetivo abordar temas relacionados com as fases de pré e pós-implantação do sistema orçamentário nas empresas. Visa suscitar e dirimir dúvidas, demonstrar como ocorre a elaboração do planejamento e como se dá o controle orçamentário.

Administração Financeira & Orçamentos – Apostilha

Esta monografia nada mais é do que a reunião de apontamentos de aulas e não deve ser tomada como base principal para o estudo de parte da matéria ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTOS. Para um aprendizado correto nada pode substituir o livro didático. No final desta apostila há a bibliografia que recomendamos para que o aluno tenha o perfeito conhecimento da disciplina.

Alavancagem Operacional, Financeira e Combinada

ponto01

Em física, alavancagem é o emprego de uma alavanca para mover ou levantar um objeto ou volume pesado, empregando-se força bastante reduzida. Conforme seja a posição do ponto de apoio em relação ao objeto a ser movido, emprega-se mais ou menos força na ponta da alavanca. Daí o verbo “alavancar” significar ”mover ou levantar algo, com o auxílio de alavanca. De forma figurativa, tem o significado de elevar a uma posição de destaque; promover e estimular um negócio; obter fundos para custear um projeto com recursos externos à empresa. Por sua vez, o substantivo “alavancagem”, dele derivado, diz respeito ao ato ou efeito de alavancar.

Meios de Pagamento

(Capítulo 8, do livro Para aprender economia)
Conceitua-se como moeda corrente de um país o seu meio de troca oficial: o próprio dinheiro nacional. Chama-se de “corrente” porque a moeda circula entre a sociedade e, ao assim fazê-lo, corre de mão em mão.

Orçamento para Investimento no Ativo Permanente – Versão Provisória

No atual cenário de economia globalizada, de busca constante de vantagens comparativas, as empresas procuram cada vez mais atingir um índice cada vez maior de competitividade e sobrevivência. Para isto realizam um aprimoramento continuo no uso do seu patrimônio, com acompanhamento das suas atividades de produção e venda, controle esse que é realizado através do sistema orçamentário.

Orçamento Empresarial

orct01

Capítulo 7 do Livro Sistemas de custos para hotéis, com nova redação.
Todas as empresas, inclusive os hotéis, precisam ter um controle orçamentário e, para que esse controle seja eficiente, é necessário dar uma grande importância as relações humanas, pois o fator principal do processo administrativo é o inter-relacionamento de indivíduos e grupos. Atitudes impróprias da administração ou erros de comportamento podem causar uma série de deficiências no programa orçamentário.

O Mercado e a Bolsa

mono16

O mercado de capital é formado pelo conjunto das instituições financeiras, que fazem o fluxo de oferta e procura de recursos, intermediando operações entre os que têm disponibilidade de valores e os que desejam captar esses valores.