Sala de Aula

Conceitos Funtamentais sobre Custos

Custos é um certa quantidade em dinheiro que representa todos os bens materiais e imateriais, trabalho e serviços consumidos pela empresa, na produção de seus bens e serviços, bem como o que é consumido na manutenção de suas instalações e equipamentos.

A Problemática e a Solução para os Custos Invisíveis e Custos Ocultos

Quadro 1 - Exemplo de um hotel.  Fonte: Dados da pesquisa.

O problema dos custos empresariais vai muito além dos custos que podem ser registrados pela Contabilidade. Eles rompem essa barreira e se fazem presente em todas as decisões relacionadas com a gestão do negócio. Esses custos são de duas naturezas: “custos invisíveis”, quando causados por problemas estruturais internos ou externos à empresa e se evidenciam em grau comparativo com a concorrência, ou “custos ocultos”, quando gerados por ineficiência de gestão e que resultam na queda do faturamento da organização.

Bolsa: Termo, Futuros e Derivados

bolsa

Apresentação animada em Power Point

Reavaliação de Ativos Imobilizados

A reavaliação do Ativo Imobilizado traz uma série de vantagens para a empresa, destacando-se entre elas: maior facilidade para a obtenção de créditos bancários destinados ao financiamento do capital de giro, aquisição de maquinas, veículos, equipamentos, prédios etc. Um outro ganho direto é a valorização da sociedade no mercado de capitais, pelo aumento do valor de suas ações ou quotas. Além do mais, a diretoria da empresa passa a contar com meios para fazer um melhor controle de sua ação gerencial. Isso tudo sem que haja qualquer incidência de impostos.

Balanço Consolidado

O objetivo maior das demonstrações consolidadas é demonstrar a verdadeira potencialidade dos conglomerados empresariais, apresentando como se fossem uma única empresa as situações patrimoniais, financeiras e de resultados dos grupos econômicos constituídos de várias empresas

Incorporação, Fusão e Cisão – Legislação

LEI 6.404 DE 15/12/1976 – CAPÍTULO XVIII – Transformação, Incorporação, Fusão e Cisão SEÇÃO II – Incorporação, Fusão e Cisão. LEI Nº 10.406, DE 10/01/2002 PARTE ESPECIAL – Livro II

Incorporação, Fusão, Cisão de Empresas

A incorporação de uma empresa ocorre quando uma outra assume o seu controle societário, passando a incorporada a ser parte integrante de incorporadora, tanto do ponto de vista contábil como jurídico. A fusão acontece quando duas ou mais empresas se unificam, criando uma nova empresa.

Joint Venture

Denomina-se Joint Venture uma empresa criada por outras empresas, duas ou mais, especificamente para explorar determinados tipos de negócios, em mercado diferenciados das suas investidoras, dispondo de administração, tecnologia, finanças etc. próprias, visando atender a interesses que sejam comuns às empresas que a criaram.

Riscos em Investimentos

tab001

O “bom retorno” dos capitais investidos é determinante para a rentabilidade e mesmo para a continuidade das empresas, já que representa o sucesso em relação aos recursos que lhe foram confiados. É por isso que a avaliação de capital é hoje uma ferramenta muito utilizada na Contabilidade de grandes, médias e até de pequenas empresas, que precisam ter certeza de bons resultados para os investimentos de seus sócios e financiadores.

Questionário para acompanhamento de aulas

Esta matéria contem alguns conhecimentos relacionados com as matérias ministradas com a disciplina “Auditoria”, porém não elimina a utilização dos livros textos adotados.