Livros

Contabilidade Avançada e Dinâmica Gerencial: Para negócios Globalizados

Contabilidade avançada 2ª ed - Capa frontal - Juruá

Até em passado recente, a Contabilidade – como prática, disciplina e ciência – era conceituada como um instrumento metodológico de mero registro dos atos e fatos que compunham ou alteram os direitos, bens, obrigações ou o patrimônio das sociedades empresárias e outras instituições particulares ou públicas. Todavia era uma visão distorcida, carente de um olhar mais amplo e profundo.

Uma Prosa Para Rosecleide

uma-prosa-rosecleide

O autor nos leva a não esquecer a vida. Cada história é um aviso. Ora, que se deve desconfiar da virtude; ora, do amor ou da fé, da verdade e do pecado. Aqui, as histórias são como se fossem cacos de um vitral poliédrico que embora multifacetado nos reflexos, acaba formando a imagem do ser humano.

Conexões e Reflexões Sobre Economia

conexoes-e-reflexoes

A maioria dos textos reunidos neste volume foi publicada, inicialmente, como artigos no caderno de Economia do jornal Tribuna do Norte (Natal/RN). Outros foram publicados em jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e, também, em outros periódicos do Rio Grande do Norte.

Economia Aplicada à Administração

capaAPLICADA

A necessidade do conhecimento dos elementos da Ciência Econômica pelos administradores de empresas é universalmente reconhecida como de grande relevância, dada a sua importância para definir estratégias de produção e comercial, tendo em vista as relações com clientes, fornecedores, concorrentes e mercado de trabalho.

Padre Mota

padre-mota

Padre Mota foi emblemático por vários motivos. Determinação: quando tomou resolveu lutar pela fundação da Diocese de Mossoró. Honradez: quando não quis continuar prefeito de sua cidade, vez que seu mandato, conquistado nas urnas, foi cassado pelo Estado Novo. Humildade: quando aceitou continuar prefeito, a pedido do Bispo Jaime Câmara. Probidade, porque nunca maculou suas mãos com o dinheiro público. Coragem: quando enfrentou Lampião, participando de uma das trincheiras que defendia a cidade. Obediência: quando renunciou ao cargo de Prefeito, a pedido do seu Bispo. Senso de humor, porque sabia que Deus não é triste.

Fundamentos, Métodos e Práticas do ORÇAMENTO EMPRESARIAL

orcamento-empresarial01

Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar têm por objetivo conduzir o desenvolvimento da empresa, tendo como baliza seus objetivos e metas. O desempenho dessas rotinas está se tornando cada vez mais complexo, em decorrência das revoluções tecnológicas e sociais que vêm acontecendo nas últimas décadas, como reflexo da globalização. Esse é um fenômeno que atinge todas as organizações empresariais. É neste cenário que o planejamento orçamentário vem se tornando cada vez mais presente.

Auditoria de Estoques

auditoriadeestoques01

No começo, foi apenas um desafio lançado pelo Professor Tomislav R. Femenick, titular da disciplina de Auditoria, aos seus alunos: se não há nenhum livro e mesmo os trabalhos sobre auditoria de estoques são poucos, raros e indisponíveis, os alunos estariam interessados em pesquisar a matéria em profundidade? Orientados pelo mestre, os alunos pesquisaram e produziram material de bom nível científico. Com os trabalhos em mãos, o Professor não se apropriou dos esforços de seus alunos, prática que é comum em certos ambientes universitários.

OS ESCRAVOS: Da Escravidão Antiga à Escravidão Moderna

osescravos

Em época de viagens espaciais e quando outros planetas começam a ser visitados por sondas terrestres; de comunicações globalizadas e de guerras “limpas”, programadas e comandadas à distância, por computadores, a escravidão é vista como uma herança que sobreviveu aos tempos em que os homens eram irracionais, uma prática de povos bárbaros. Esta seria uma visão correta não fosse o fato de que resquícios da escravidão tenham sobrevivido no século XX e até neste novo século, embora disfarçada, escondida, dissimulada.

OS herdeiros DE DEUS: A AVENTURA DOS DESCOBRIMENTOS E OS NEGÓCIOS DA COLONIZAÇÃO

herdeiros

O tráfico de escravos negros antecede ao período da descoberta da América. Entretanto, foi com a descoberta e exploração econômica do Novo Mundo que o comércio internacional de escravos africanos atingiu sua maior expressão. De início coexistindo, se bem que com pouca expressão, com a escravidão indígena e com a escravidão branca mas logo a escravidão negra as suplantou, passando a ser a principal força de trabalho em uma vasta porção da América.

Sistema de Custos para Hotéis

livro02

Publicações como esta, destinadas ao aprendizado de custos em serviços são sempre promissoras. Como já é sabido, tornou-se quase um bordão, o esgotamento do paradigma; que hoje nos projeta em crise, não apenas setorial, ou seja, na produção e administração dos três segmentos convencionais, e agora clássicos da economia, mas também e por que não dizer sobretudo, da cosmovisão ajustada às peculiaridades da sociedade industrial. Enfrentaríamos assim, os primeiros tempos o que de forma alguma deve ser entendido como algo que se dá de forma homogênea em nosso território pós-industriais.