Ensaios

Auditoria Contábil e Operacional

0monografiaauditoria

Em nosso país o conceito de responsabilidade é inerente ao exercício profissional da Auditoria. Entretanto, esse entendimento profissional vai mais longe e se transforma em responsabilidade civil, tributária e até penal.

Análise das Demonstrações Contábeis

0monografiaanalise

Balanço é como se fosse uma fotografia do valor contábil da empresa, em uma determinada data. É como se toda a empresa tivesse ficado imóvel, momentaneamente. No balanço está evidenciado o que a empresa possui e como as suas atividades e os seus bens são financiados. A Demonstração do Resultado evidencia o desempenho de uma empresa, no decorrer de um determinado período — legalmente obrigatório de um ano. Pode-se, também, levantar por períodos menores: um mês, um trimestre, um semestre, por exemplo.

Contabilidade de Custos para Assuntos Fiscais

0monografiacustos

Praticamente todas as decisões, administrativas ou técnicas, de uma sociedade implicam em um custo concomitante e diferenciado, já que ao escolher uma opção o administrador está deixando de lado muitas outras que, certamente, ocasionariam desembolsos em montantes diferentes.

Causa e Efeitos da Globalização da Economia: O caso brasileiro

mono20

O principal problema que o Brasil tinha que enfrentar e resolver, para poder participar do processo global, era a inflação galopante e a falta de uma estrutura fiscal e cambial. Por suas vez, os problemas de infra-estrutura estavam, e ainda estão, relacionados com os custos de produção, cuja composição inclui alta carga tributária, alto custo dos serviços públicos, exigências trabalhistas, baixa tecnologia, inconcebíveis taxas e custos portuários, péssima qualidade das vias de transporte etc., para citar alguns deles.

Um Estudo sobre o Turismo Religioso em Aparecida

mono21

Em 1999, cerca de 400 alunos do curso de Turismo tiveram ministrada uma aula prática, tendo como objetivo observar e analisar o turismo religioso na cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo, onde fica localizada a Basílica Nacional da Igreja Católica Apostólica Romana, dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Foi organizada uma enquête junto aos visitantes da cidade, em um dia típico, visando identificar aspectos econômicos, turísticos e sociais da peregrinação. O resultado…

Administração Financeira & Orçamentos

mono15

Esta monografia nada mais é do que a reunião de apontamentos de aulas e não deve ser tomada como base principal para o estudo de parte da matéria ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTOS. Para um aprendizado correto nada pode substituir o livro didático. No final desta apostila há a bibliografia que recomendamos para que o aluno tenha o perfeito conhecimento da disciplina.

O Mercado e a Bolsa

mono16

O mercado de capital é formado pelo conjunto das instituições financeiras, que fazem o fluxo de oferta e procura de recursos, intermediando operações entre os que têm disponibilidade de valores e os que desejam captar esses valores.

A Quadradura do Círculo ou a Esfera da Circulação

mono07

Há uma corrente de pensadores da economia, da história e da sociologia que encontra no escravismo que existiu na América uma expressão inequívoca – ou pelo menos formas iniciais, precursoras que sejam – do capitalismo. Mais nova que a linha que reconhece o feudalismo americano, a “corrente capitalista” surgiu em grande parte como contestação à sua antecessora. Sua tese central é de que a sociedade colonial americana, notadamente nas regiões onde se desenvolveu o escravismo negro, teria sido capitalista desde a sua gênese, formação, estrutura ou caráter, estando sempre inserida na economia do mercado mundial, a quem estava atrelada pela compra de produtos manufaturados e mão-de-obra e pela venda de seus produtos.

Visões Feudais nos Pensadores da Economia Brasileira

mono02

Um fator nos levou a pensar a questão do feudalismo, sob a ótica dos diversos modelos: a importância do setor agrícola no conjunto da própria formação sócio-econômica do país. O Brasil sempre esteve umbilicalmente ligado à agricultura. A nossa primeira crônica histórica, a carta de Pero Vaz de Caminha, já dizia, falando de nossa terra: “Em tal maneira é preciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo”. O Brasil nasceu agrícola e, mesmo após o desenvolvimento das outras atividades, a agricultura continua sendo um dos sustentáculos da economia nacional.

Entesouramento e Demanda Agregada: Teoria e prática do Brasil, no inicio dos anos oitenta

mono03

Para Marx “o dinheiro somente entra realmente em circulação na data do pagamento, quando passa das mãos do comprador para as do vendedor” Isso daria origem à possibilidade de entesouramento. No seu entender, os especuladores poderiam não causar danos à economia se forem em número não significativo, comparados àqueles que fazem aplicações em forma de empreendimento, aqui no sentido de previsão de rendimentos durante a vida útil de determinado investimento.