Curriculum

I – CURRICULUM

TOMISLAV R. FEMENICK

Av. Xavier da Silveira, 1170
Morro Branco – Tel.: (84) 3234-3303
CEP 59056-700 – Natal – RN

1. DADOS PESSOAIS

• Nome completo: Tomislav Rodrigues Femenick.
• Data de nascimento: 19 de abril de 1939.
• Naturalidade: Mossoró – Rio Grande do Norte.
• Nacionalidade: Brasileiro.
• Filiação: Edmund Femenick (nascido em Varazdin, na Croácia) e Maria José da Mota Femenick (nascida em Mossoró – RN).
• Estado Civil: casado.
• Esposa: Maria Goreth Bezerra Dias Femenick.
• Filha: Terenza Katherina de Melo Femenick (nascida em Mossoró – RN), casada com Jadiel Gomes da Silva.
• Netos: Débora Luiza Gomes Femenick, Arthu Vinicius Gomes Femenick e David Gomes Femenick.
• Profissão: Auditor, consultor e professor universitário.

2. FORMAÇÃO ESCOLAR

• Mestrado em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo – SP.
• Curso de Pós-Graduação em “Economia Para Executivo”, pela Escola de Administração de Empresa, da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo – SP.
• Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade da Cidade de São Paulo, de São Paulo – SP.
• Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnico de Comércio União Caixeiral, de Mossoró – RN.
• Curso Ginasial, no Colégio Diocesano Santa Luzia, de Mossoró – RN e Colégio Guido de Fontgalan, de Maceió – AL.
• Curso Primário, com as professoras Dagmar e Maura de Miranda Filgueira, em Mossoró – RN.

3. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

• Auditoria em Computação, pelo AUDIBRA Instituto de Auditores Internos do Brasil, de São Paulo – SP.
• Administração de Resultados, pelo Departamento de Treinamento do Banco Geral do Comércio S/A.
• Administração de Resultados, pelo Departamento de Treinamento do Banco Geral do Comércio S/A.
• Gerência de Qualidade, pelo Departamento de Treinamento do Banco Real S/A.
• Gerência de Empresa, pelas Universidades Federais do Ceará e do Rio Grande do Norte, respectivamente de Fortaleza-Ce, e Natal-RN.

4. HISTÓRICO PROFISSIONAL

FEMENICK & ASSOCIADOS AUDITORIA E CONSULTORIA S/C LTDA – Empresa nacional de auditoria – Sócio e diretor principal, desde junho de 1987. Principais clientes atendidos: Acrefi Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (São Paulo-SP), AFC Antares Administração e Participação Ltda (São Paulo-SP), AFC Delta Investimentos Ltda (São Paulo-SP), Alcântara e Pagotto Ltda – Clube Privé Trump (São Paulo-SP), Armeq Maquinas e Equipamentos Ltda (São Paulo-SP), Atibor Assessoria Técnica Para Indústria de Borracha S/C Ltda (São Paulo-SP), Banco Cidade S/A (São Paulo-SP), Banco Real S/A (São Paulo-SP), Cabomar S/A (São Paulo-SP), Cia. Fortaleza de Importação, Indústria e Comércio (São Paulo-SP), Cnaga Cia. Nacional de Armazéns Gerais Alfandegados (São Paulo-SP), Comercial La Traineira Ltda (São Paulo-SP), Comercial Rubaiyat Ltda (São Paulo-SP), Condomínio Edifício Le Bongainville (Alphaville, Barueri-SP), Conserta Comércio e Construções Ltda (São Paulo-SP), Contep S/A Empresa Técnica de Perfurações (Araraquara-SP), Di Gregorio Distribuição e Planificação de Transportes Ltda (São Paulo-SP), Di Gregorio Navegação Fluvial Ltda (São Paulo-SP), DI Gregorio Navegação Ltda (Rio de Janeiro-RJ), DI Gregorio Tocan Transportes Ltda (São Paulo-SP), Digex Aero Cargo Ltda (São Paulo-SP), Fiat Administradora de Consórcio Ltda (São Paulo-SP), H. L. M. Imobiliária Ltda (São Paulo-SP), Hidrogesp Hidrologia, Sondagens e Perfurações Ltda (São Paulo-SP), Instituto Brasileiro de Controle do Câncer IBCC (São Paulo-SP), Intermar Agência Marítima e Transportes Ltda (São Paulo-SP), J. L. Engenharia e Construção Ltda (São Paulo-SP), Novos Hotéis da Guanabara S/A – Cæsar Paek Hotel (Rio De Janeiro-RJ), Novos Hotéis de São Paulo S/A – Cæsar Park Hotel (São Paulo-SP), Panavisão Sistemas e Comércio Ltda (Alphaville, Barueri-SP), Politi Engenharia e Construções Ltda (São Paulo-SP), Prismo Universal Sinalização Rodoviária Ltda (São Paulo-SP), Proquitec Indústria de Produtos Químicos S/A (São Paulo-SP), Restaurante Santa Gertrudes Ltda (São Paulo-SP), Restaurante Tournegrill Ltda (São Paulo-SP), Sodane Produtos Químicos Ltda (São Paulo-SP), Sonnervig S/A Comércio e Indústria (São Paulo-SP), Sudameris Intermodal Transport Limited (Nassau-Bahamas), Superterminais Indústria e Comércio Ltda (São Paulo-SP), Suvifer Indústria e Comércio de Ferro e Aço Ltda (São Paulo-SP), Tecnoequip Equipamentos Para Combustíveis Ltda (São Paulo-SP), Tefil S/A Tecnologia de Filtros e Telas (Sorocaba-SP), Transparaná S/A (Londrina-PR), Transparaná Crédito, Financiamento e Investimentos S/A (Londrina-PR), Veplan Hotéis e Turismo S/A – Rio Palace Hotel (Rio de Janeiro-RJ) e Werner & Cia Ltda (Manhuaçu-MG).
TECHNOWAY PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS AVANÇADOS LTDA – Empresa de organização de eventos e editora – Sócio e diretor responsável, de dezembro de 1992 a maio de 1994 (Ver item 8).
SOTECONTI AUDITORES INDEPENDENTES S/C – Empresa nacional de auditoria – Diretor Adjunto, de março de 1984 a maio de 1987. Principais trabalhos realizados: Grupo Brasilinvest (Banco de investimento, banco comercial, financeiro, distribuidora etc.), auditoria de balanços; Cia. Tropical de Hotéis, projeto e implantação dos sistemas de controladoria, contabilidade (conforme o Uniform System of Accounts for Hotels) e O&M; avaliação da Comind S/A Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários, para compra, por parte de cliente, e projeto e implantação de planejamento estratégico e programa de objetivos para a própria empresa.
EMPRESAS MAYRTON MONTELEONE – Revendas Mercedes Bens e Massey Ferguson, em São Paulo e Goiás – Diretor Superintendente, de junho de 1982 a 1984. Principais realizações: Determinação do valor de funcionamento e prospecção econômico-financeira de quatro empresas do grupo, para reformulação societária; planejamento estratégico e implantação de programa de objetivos e de orçamento programa para todo o grupo e individualmente para as empresa e supervisão da controladoria e da auditoria interna.
BANCO GERAL DO COMÉRCIO S/A (Atual Banco Santander) – Gerente de Divisão, de a abril de 1981 a agosto de 1983. Principais realizações: Revisão e implantação e edição de manual de novas políticas para concessão de créditos a clientes; desenvolvimento e implantação de sistema para captação de recursos em CDB e RDB (depósitos a prazo); implantação de normas para as contas de depósitos (contas correntes); pesquisas de mercado e implantação de novo sistema de cheque especial, e desenvolvimento, esquematização, edição de manual, treinamento de pessoal e implantação de novo sistema de cadastro de clientes.
CAMPIGLIA & CIA S/C AUDITORES INDEPENDENTES – Empresa nacional de auditoria – Diretor Adjunto, de agosto de 1979 a abril de 1981. Principais realizações: Banco do Brasil S/A, auditoria de balanço; Alplan S/A Indústria e Comércio de Chapas de Madeira Aglomerada (Itapetininga-SP), projeto, desenvolvimento e implantação de programa de planejamento e controle da produção (PCP), novas rotinas em relações humana e relações de trabalho, suprimentos, finanças, contabilidade de custos e auditoria interna; Cristais Prado S/A (de São Paulo-SP), desenvolvimento e implantação de sistema de custos industriais; Sima Transhid Cilindros e Equipamentos Hidráulicos S/A (de Piracicaba-SP), desenvolvimento e implantação de sistema de custos industriais; CET Cia. De Engenharia de Tráfego (de São Paulo-SP), supervisão de projeto para desenvolvimento e implantação de sistema de custos em prestação de serviços, e Cia. Essedê de Empreendimentos Imobiliários (de São Paulo-SP), desenvolvimento e implantação de sistema de custos.
GRUPO JET GRUPO INTEGRADO DE ASSESSORIA E PROJETOS S/C LTDA – Empresa de consultoria econômico-financeira e administrativa. Assistente da Diretoria, de junho de 1977 a agosto de 1979. Principais realizações: Massey Ferguson do Brasil S/A (São Paulo-SP), participação na elaboração do plano de contas básico para a rede de revendedores; Peleone Agrícolas Tratores e Implementos Ltda (Jataí e Mineiros-GO), prospecção, diagnose e projeção econômico-financeira, implantação de programa de objetivos e orçamento programa e implantação de normas operacionais; Monteleone Mecanização Agrícola Ltda (Monte Aprazível-SP) prospecção, diagnose e projeção econômico-financeira, implantação de programa de objetivos e orçamento programa e implantação de normas operacionais, e Mercantil Trautwein S/A (Cambará e Cornélio Procópio-PA), elaboração e implantação de plano de contas, programa de objetivos, orçamento programa e implantação de normas operacionais.
CIA REAL BRASILEIRA DE SEGUROS – Seguradora integrante do grupo liderado pelo Banco Real S/A. Assessor da Diretoria (Diretor Adjunto), de setembro de 1975 a maio de 1977 – exercendo as funções de diretor, de outubro de 1976 a fevereiro de 1977. Principais realizações: planificação, execução e acompanhamento de orçamentos semestrais; elaboração dos programas de objetivos trimestrais, semestrais e anuais; análise e reestruturação do setor de liquidação de sinistros, e reestruturação dos setores de treinamento para vendas e financiamento de prêmios de seguros.
REVISORA NACIONAL AUDITORES INDEPENDENTES S/C LTDA – Empresa nacional de auditoria. Assistente da Diretoria, de dezembro de 1973 a setembro de 1975. Principais realizações: Banco Real S/A (São Paulo-SP), auditoria de balanços; Banco Mercantil de São Paulo S/A (São Paulo-SP), auditoria de balanço; Banco de Minas Gerais S/A (Belo Horizonte-MG), auditoria de balanço e análise para o processo de incorporação pelo Banco Real S/A; Argos Soldas Elétricas S/A (São Paulo-SP), avaliação patrimonial e econômico-financeira (going on concerning); Mecânica Pesada S/A (São Paulo-SP), análise do sistema contábil; Projeto de incorporação das empresas Centro Comercial do Bom Retiro S/A, Jacart S/A Empreendimentos e Participações e Ciben S/A Empreendimentos e Participações (todas de São Paulo-SP); Alsthom Indústrias S/A (de Belo Horizonte-MG), auditoria de balanços; Máquinas F. Perini Ltda (de São Paulo-SP) auditoria de balanço e projeto para alteração societária; JUMIL Justino de Moraes, Irmãos S/A (de Batatais-SP), auditoria na implantação de sistemas computadorizados de custos e contabilidade, e perícia contábil nas empresas Cia. Mobiliária de Valores de São Paulo S/A, Sociedade Agrícola e Imobiliária P. Roversi S/C e Marmindústria Ltda (todas de São Paulo-SP).
BANCO CIDADE S/A – Assistente da Diretoria, de julho de 1972 a janeiro de 1973. Principais realizações: planificação das políticas de captação de recursos a aplicação das disponibilidades; implantação da auditoria interna; elaboração e implantação de sistema de controle operacional; reestruturação do sistema de cadastro de clientes; estudos para adoção de uma política de cargos e salários, e implantação do sistema de Manuais de Operações.
ENTERPRISE PRESS DO BRASIL LTDA – Diretor Presiente, de maio de 1972 a janeiro de 1975. Agencia de notícia, com cobertira e fornecimento de matérias para jornais de quase todos os Estados do país.
• SERPES SERVIÇO DE PROMOÇÕES E PESQUISAS – Firma individual (Mossoró-RN), de março de 1964 a abril de 1972. Principais realizações: Programa Universitário de Desenvolvimento Industrial do Nordeste – Programa Rita (Utah State University e Universidade Federal do Rio Grande do Norte), participação no projeto de previabilidade de um frigorífico industrial; Clube de Diretores Lojistas de Mossoró, planejamento, levantamento dos dados e publicação do estudos Alguns Aspectos Econômicos do Município de Mossoró – 1864, Comensa Cia. Melhoramentos de Mossoró S/A, organização e implantação dos manual de relações publicas e de O&M; Manoel Lúcio & Cia: projeto para financiamentos industrial; Arena Aliança Renovadora Nacional: pesquisa de intenção de voto; Vivainform Ltda, pesquisa de mercado; Prefeitura Municipal de Mossoró, pesquisas de opinião pública, levantamento do Cadastro Industrial do Município de Mossoró e programa radiofônico A Voz do Município, em cadeia das emissoras locais; Rádio Rural, pesquisas de opinião pública; Fiação e Tecelagem Mossoró S/A Fitema, participação de projeto para aumento do capital social; Governo do Estado do Rio Grande do Norte, levantamento de dados para o projeto de Um Programa Para a Iniciativa Privada no Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte; Sinval Coelho Agro-Veterinária Ltda (Casa do Criador), desenvolvimento de projeto de publicidade e relações públicas; S/A Mercantil Tertuliano Fernandes, participação de projeto para financiamento industrial, pesquisa de cargos e salários e regularização dos títulos de propriedade de imóveis pertencentes à empresa; Rádio Tapuyo, pesquisa de opinião pública; Paula, Irmão & Cia, projeto para propaganda e marketing; Snob Boite, planificação, instalação e exploração; organização dos I, II e III Encontros Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A – Escriturário, de dezembro de 1957 a abril de 1969 – licenciado de 1962 a 1963. Trabalhos realizados nas carteiras de crédito rural, crédito industrial, crédito comercial, cadastro, cobrança e conta corrente; assistente da gerência, na agência de Mossoró-RN; planificação e realização de trabalhos externos (comandos realizados diretamente nas unidades agrícolas), para cadastramento e concessão de financiamentos a produtores rurais, e desenvolvimento de projetos para financiamentos de empresas industriais.
ESCRITÓRIO PIRES GERMANO – Corretora de câmbio e valores mobiliários, de São Paulo-SP. Assistente da Diretoria, de 1962 a 1963. Reestruturação administrativa (O&M), operações com títulos negociados na BOVESPA e fechamento de câmbios comprados e vendidos, junto a rede bancárias.
PROPAG – PROMOÇÕES E VENDAS LTDA – Empresa de publicidade, de Mossoró-RN. Sócio-gerente, de 1960 a 1962.

5. ATIVIDADES DE ENSINO

FACEN –Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal – Professor de Administração Financeira, desde 2004.
•  Faculdade União-Americana – Professor titular de Auditoria, Análise das Demonstrações Contáveis, Custos e Controles Gerenciais, desde 2006.
FARN – Faculdade Natalense Para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – Professor titular de Auditoria, Análise das Demonstrações Contáveis, Custos e Controles Gerenciais, de 2003 a 2005.
UniFMU – CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU – Professor titular de Economia, Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil, além de orientador de Atividades Complementares, de 2000 a 2002.
UniFIAM-FAAM – CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM-FAAM – Professor titular de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentos e ex-coordenador acadêmico do Curso de Hotelaria, de 2000 a 2002.
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO, professor titular do Política de Negócios e Economia Empresarial, em 2002.
•  UNIBERO – CENTRO UNIVERSITÁRIO IBERO-AMERICANO, professor titular de Introdução e Teoria Econômica, Microeconomia, Câmbio e Comércio Exterior, Contabilidade, Teoria Geral da Administração, Administração Financeira e Orçamentos, etc., de 1989 a 2000.
FACULDADES PAULO EIRÓ, de São Paulo-SP, professor visitante, em 1976.
•  FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, de São Paulo-SP, professor visitante, em 1976.
• UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO, de São Paulo-SP, professor visitante, de 1979 a 1983.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, de São Paulo-SP, professor visitante, em 1987.

6. COMISSÕES DE ESTUDOS ECONÔMICOS

• Representante do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte junto ao Programa Universitário de Desenvolvimento Industrial do Nordeste – Programa Rita, integrado pela Utah State University, de Salt Lake City – USA, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Natal – RN, em 1963/1964.
• Representante do Banco do Nordeste do Brasil S/A junto ao Grupo de Estudos Sobre a Indústria do Sal, formado pelo Governo do Rio Grande do Norte, SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Instituto Brasileiro do Sal e entidades privadas ligado do setor, formado em 1961.
• Representante do Centro das Industrias do Rio Grande no Norte no grupo de trabalho que estudou a implantação de um parque fabril cimenteiro no Município de Mossoró, oportunidade em que realizou palestras e conferências em Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Arapongas e Rolandia, em busca de recursos para formação do capital social da empresa, em 1965 e 1966.

7. TRABALHOS PUBLICADOS

7.1 Livros

Padre Mota. Natal: Fundação José Augusto, 2007.
Fundamentos, métodos e práticas do orçamento empresarial. São Paulo/Natal: Ipep, 2006.
Auditoria de estoques. Natal: Farn, 2005.
Os escravos: da escravidão antiga à escravidão moderna. São Paulo: CenaUn, 2003.
Os “herdeiros” de Deus: a aventura dos descobrimentos e os negócios da colonização. São Paulo: CenaUn, 2000.
Turismo no Alto-Médio Tietê (Co-autoria). São Paulo: Sebrae; Salto: Inder, 2000.
Brasil na crise global (Organizador). 4ª reimpressão. São Paulo: CenaUn, 2003.
Ensaios de Economia. São Paulo: CenaUn, 1998.
Para Aprender Economia. 2ª ed. 6ª reimpressão. São Paulo: CenaUn, 2003.
Sistemas de custo para hotéis (Organizador). 3ª ed. 10ª reimpressão. São Paulo: CenaUn, 2003

7.2 Dissertação

A Escravidão Moderna – O Modo Americano de Produção (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1986.

7.3 Monografias

Um estudo sobre o turismo religioso em Aparecida.São Paulo: Unibero, 2000
Causas e feitos da globalização da economia: o caso brasileiro.São Paulo: Unibero, 2000
Formas jurídicas das organizações empresariais. São Paulo: Unibero, 1997.
Administração financeira & orçamentos. São Paulo: Unibero, 1997
O mercado e a bolsa. São Paulo: Unibero, 1997
A quadradura do círculo ou a esfera da circulação. São Paulo: PUC, 1986
Visões feudais nos pensadores da economia política brasileira. PUC – São Paulo, 1985.
O Impacto do entesouramento (Marx) e da demanda agregada (Keynes). São Paulo: PUC, 1984.
Condições para o desenvolvimento do capitalismo: a experiência do Brasil e dos Estados Unidos. São Paulo: PUC, 1983.
Sobre a atual política econômica e os descaminhos do monetarismo. São Paulo: PUC, 1983.
Sobre os desequilíbrios externos da economia brasileira. São Paulo: PUC, 1983
Neynes/Kalecki, uma abordagem comparativa. São Paulo: PUC, 1982.
Sobre a internacionalização da economia brasileira. São Paulo: PUC, 1982.
O sistema tributário na economia brasileira (co-autoria). São Paulo: PUC, 1982.
Sobre a filosofia da ciência. São Paulo: PUC, 1982.
O desenvolvimento da agricultura brasileira: uma breve abordagem (co-autoria). São Paulo: PUC, 1981.
Formação de elementos de empresa (mimeografado). Mossoró: URRG, 1967.
Complexo Industrial do milho: perfil (mimeografado). Mossoró: Instituto Felipe Guerra de Pesquisas Econômicas/Faculdade de Ciências Econômicas, 1966.

7.4 Artigos em publicações especializadas

A História como Instrução Científica. Revista da FARN, volume 2, nº 2, janl.-jul. de 2004.
Digressão Teórica Sobre a Escravidão na América. UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos, ano VI, nº 12, jul.-dez. de 2000.
Morango Azedo. Boletim Informativo da Faculdade Ibero-Americana, ano XXIII, nº 55, nov.-dez. de 2000.
Aspectos Econômicos na Formação de um Pólo Turístico Regional. Boletim dos Cursos de Turismo e de Administração Hoteleira, da UNIBERO-Centro Universitário Ibero-Americano, volume 09, nº 01, mai. de 2000.
Descobrimento e Colonização da América, Subprodutos do Mercantilismo. UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos, ano V, nº 10, jul.-dez. de 1999.
A Era da Globalização. UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos, ano IV, nº 8, ago de 1998.
Turismo e Meio Ambiente. Boletim dos Cursos de Turismo e de Administração Hoteleira, da Faculdade Ibero-Americana, volume 06, nº 02, outubro de 1997.
Os traficantes Brasileiros e Portugueses do Brasil que Operavam na África. UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos da Faculdade Ibero-Americana, ano III, nº 6, agosto de 1997.
Maximização da Utilização dos Ativos Permanentes das Empresas. UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos da Faculdade Ibero-Americana, ano III, nº 5, março de 1997.
No Tempo dos Descobrimentos (Economia e Política na Península Ibérica). UNIBERO, Revista Estudos Acadêmicos da Faculdade Ibero-Americana, ano II, nº 4, agosto de 1996.
Um Mundo Novo; Você Decide. UNIBERO – Boletim Informativo Mensal da Faculdade Ibero-Americana, ano XXIII, nº 32, abril de 1997.
A Arte de Transigir. UNIBERO – Boletim Informativo Mensal da Faculdade Ibero-Americana, ano XXII, nº 24, abril de 1996.
E Proibido Pensar?. UNIBERO – Boletim Informativo Mensal da Faculdade Ibero-Americana, ano XXI, nº 21, novembro de 1995.
Em Busca da Prática Perdida. UNIBERO – Boletim Informativo Mensal da Faculdade Ibero-Americana, ano XXI, nº 20, outubro de 1995.
Preparar o Acontecer. UNIBERO – Boletim Informativo Mensal da Faculdade Ibero-Americana, ano XXI, nº 19, setembro de 1995.
Aspectos da Indústria do Sal. Revista Brasil Salineiro, Instituto Brasileiro do Sal, 1965.
Aspectos da Economia Salineira do Rio Grande do Norte. O Oeste – Órgão do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, ano III, nº III, junho de 1961.

7.5 Imprensa diária

• Colaborador regular dos jornais Jornal de Hoje, de Natal-RN, e Gazeta do Oeste, de Mossoró-Rn.
Estruturas Adhocráticas – Administrando Mudanças (co-autoria). DCI – Diário do Comércio e Indústria, São Paulo, 13.05.93.
O Desenvolvimento Econômico e o Meio Ambiente (co-autoria). DCI – Diário do Comércio e Indústria, São Paulo, 06.04.93.
A Rica Legislação Ambiental. Correio Brasiliense, Brasília, 08.02.93.
Sal e Turismo. Correio Brasiliense, Brasília, 10.11.68.
Sol, Praia e Turismo. Correio Brasiliense, Brasília, 15.08.68.
Diário de Pernambuco (de Recife-Pe), repórter-correspondente, de 1967 a 1972.
Diário de Natal (de Natal-RN), jornalista-repórter, de 1967 a 1972.
O Povo (de Fortaleza-Ce), correspondente, de 1968 a 1972.
Diário de São Paulo e Diário da Noite (de São Paulo-SP), de 1962 a 1963.
O Mossoroense (de Mossoró-RN), de 1956 a 1962.
Jornal de Alagoas (de Maceió-AL), de 1954 a 1956.

8. CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E CURSOS

• Palestrantes do Curso Custos para Lojistas: Como Reduzir Custo sem Perder a Qualidade, realizado de 24 a 31 de outubro de 2003, promovido pela Câmara de Diretores Lojistas de Natal-Rn.
• Participante de palestra promovida pelo Centro Universitário Maria Antonia (USP) e Editora Cia. das Letras, em julho de 2002, sobre o tema Sérgio Buarque de Holanda – Historiador e Critico Literário.
• Participante de palestra promovida pelo Tribunal Arbitral da Câmara de Comércio do Mercosul, em abril de 2002, sob o tema Mediação e Arbitragem.
• Palestrante na IV Jornada Nacional de Turismo e Hotelaria (Equipotel 2000), realizada em São Paulo, em setembro de 2000, sob o tema Yield Manegemant para hotéis.
• Palestrante na Hotel Travel Show (II Feira Internacional de Hotéis, Viagens, Turismo & Lazer) realizada em São Paulo, em maio de 1999, sob o tema: Planejamento de Custos Para Hotéis.
• Palestrante na Equipotel-1998 (Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços Para Hotéis, Flets, Motéis, Restaurantes, Fast Foot, Bares, Lanchonetes, Cozinhas Industriais, Hospitais e Similares), realizada em São Paulo, em Setembro de 1998, sob o tema: Sistemas de Custos Para Hotéis.
• Participante do 11º CIHAT – Congresso Internacional de Hospedagem, Gastronomia e Turismo (São Paulo-SP), em setembro de 1998.
• Co-organizador do seminário internacional Como as Empresas Americanas Estão Repensando Qualidade, Usando ROQ – Return on Quality (São Paulo-SP), em dezembro de 1994.
• Co-organizador de Simpósio Nacional sobre a Lei Antitruste (São Paulo-SP), em agosto de 1994.
• Organizador do seminário e feira Qualidade na Administração Pública Municipal – A Nova Fase da Política Brasileira (São Paulo-SP), em julho de 1993.
• Organizador do seminário Licitações Públicas – O Que Muda Com a Nova Lei (São Paulo-SP), em junho de 1993.
• Organizador do seminário A Mulher Executiva – Uma Visão Atual (São Paulo-SP), em junho de 1993.
• Organizador do curso Como Fazer da Produtividade um Fator de Lucro (São Paulo-SP), em maio de 1993.
• Organizador do curso Como Atualizar a Imagem de Sua Empresa (São Paulo-SP), em maio de 1993.
• Organizador e palestrante do II Seminário-Feira Sobre a Qualidade na Gestão Financeira/Contábil (São Paulo-SP), em maio de 1993.
• Co-organizador do II Seminário-Feira Sobre Informatização de Serviços Jurídicos (São Paulo-SP), em novembro de 1992.
• Co-organizador do seminário internacional Fazendo Negócios na Flórida (Miami-USA), em outubro de 1992.
• Co-organizador e palestrante do I Seminário Sobre a Qualidade na Gestão Financeira/Contábil (São Paulo-SP), em agosto de 1992.
• Palestrante do curso Planejamento Estratégico, Orçamento e Programa de Objetivos (São Paulo-SP), junho/julho de 1992 e setembro de 1992.
• Co-organizador do seminário internacional Novas Oportunidades de Negócios Entre Brasil e Flórida (São Paulo-SP), em maio de 1992.
• Palestrante do curso Análise de Risco de Credito (São Paulo-SP), abril de 1992, maio de 1989 e junho de 1988.
• Co-organizador do Seminário Sobre Informatização de Serviços Jurídicos (São Paulo-SP), em novembro de 1991.
• Organizador do curso Relações Trabalhistas em Épocas de Greve, Dissídios, Novos Direitos, Etc. (São Paulo-SP), outubro de 1989.
• Organizador do curso A moderna Técnica de Contratação de Seguros (ou Como Obter Maior Cobertura com Menos Custo) (São Paulo-SP), em agosto de 1989.
• Organizador do seminário Otimização da Produtividade em Empresas do Sistema Financeiro (São Paulo-SP), em maio de 1989.
• Organizador e palestrante do seminário ICMS – O Que muda em Sua Empresa com o Novo Imposto (São Paulo-SP), em abril e maio de 1989.
• Organizador do seminário Imposto de Renda – O que Muda em 1989 (São Paulo-SP), em março de 1989.
• Organizador do seminário Reciclagem e Aperfeiçoamento Prático Sobre o Imposto de Renda – O Que Muda em 1989 (São Paulo-SP), em janeiro de 1989.
• Organizador do seminário Reciclagem e Aperfeiçoamento Prático Sobre o Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas (Londrina-PR), em fevereiro de 1987.
• Coordenador geral do I Seminário Internacional de Planejamento Estratégico Para a Indústria Turística (São Paulo-SP), em novembro de 1986.

9. ASSOCIAÇÕES

Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, desde dezembro de 2010
Rotary Club Natal-Sul, desde dezembro de 2004
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, desde abril de 2004
Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, desde abril de 1976.
AUDIBRA – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, desde agosto de 1979.
Sindicato dos Professores de São Paulo, desde 1990.
Centro das Industrias do Estado do Rio Grande do Norte, de 1964 a 1970, quando exerceu as funções de secretário executivo.
Clube de Diretores Lojistas de Mossoró, de 1965 a 1968, quando exerceu as funções de secretário executivo e planejou, estruturou e implantou o Serviço de Proteção ao Crédito.
Lions Club Mossoró-Abolição, fundador e sócio até 1971.
Associação Alagoana de Imprensa, associado em 1956.
Centro Estudantil Mossoroense, associado em 1951.

Próxima página