Citações de obras do Professor Tomislav R. Femenick, em trabalho de outros autores

 

 SISTEMAS DE CUSTOS PARA HOTÉIS

livro02ARAÚJO, Aneide Oliveira. Contribuição ao estudo de indicadores de desempenho de empreendimentos hoteleiros, sob o enfoque da gestão estratégica. Tese para obtenção do titulo de doutor em controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2001.

BURCKAS, Francisco. Análise Financeira de Projetos Turísticos e Hoteleiros. 2ª ed. São Paulo: Unip, s.d.

BRASIL (Ministério do Turismo). Estudos da competitividade do turismo brasileiro: Padrão de financiamento e fomento das atividades do setor de turismo. Brasilha: Ministério do Turismo, 2006 (?).

CALDAS, Patrícia D’Oliveira Araújo. Uma abordagem da estrutura da gestão de custos no setor de hospedagem dos hotéis nordestinos: um estudo nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Dissertação mestrado em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, UFP e UFRN, 2005.

DYSARZ, Deni Luan Muniz. O método de custeio no processo de gestão hoteleira. Trabalho de conclusão de Curso de Administração. Brasília: Centro Universitário de Brasília, 2013.

MARIN, Cleber José; BRUN, Sergio Adelar; LOPES, Antonio Carlos Vaz e ERDMANN, Rolf Hermann. Strategic cost management, applied to hotel activity: case study of a small hotel in Dourados-MS. Reno, Nevada, USA: 22and Annual Conference of the Production and Operation Management Society, 29 abr/maio 2001.

MARTINELI, José Celso, Fundamento multidisciplinar do turismo; Hotelaria. In ANSARAH, Marília Gomes dos Reis (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. 4ª ed. São Paulo: SENAC, 2009. Volume 2.

MATOS Paulo Albuquerque; SILVA, Alexandre César Batista da; SOUZA, Luís Henrique de; CAMPELO, Karina Simões. Preceitos teóricos da contabilidade de custos: uma análise sobre sua utilização para precificação de diárias em hotéis de médio porte da cidade do Recife-PE. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; Caruaru: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, s.d. Disponível em http://www.otoc.pt/news/PENCUSTOS/pdf/030.pdf. Acesso em 28 jun. 2014.

PINHEIRO, João Luís Alves.Hotelaria: um estudo de caso da Rede Othon de hotéis.Dissertação mestrado em Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

SCHROEDER, Nádia Vasconcelos. Formação de preços das diárias nos meios de hospedagem no planalto norte de Santa Catarina. Dissertação de mestrado em Turismo e Hotelaria. Camboriú: Universidade do Vale do Itajaí, 2007.

TEIXEIRA, Patrícia Porto. Empresa hotelaria. Araguaia: Unisul, 2004. Disponível em: http://amigonerd.net/trabalho/17406-empresa-hotelaria. Acesso em 07.07.2012.

OS ESCRAVOS: DA ESCRAVIDÃO ANTIGA À ESCRAVIDÃO MODERNA

osescravosBRITO, Ênio José da Costa e MALANDRINO, Brígida Carla. História e escravidão: cultura e religiosidade negras no Brasil: um levantamento bibliográfico. São Paulo: Revista de Estudos da Religião, dez. 2007.

CARVALHO, Felipe Alves. Trabalho escravo contemporâneo na zona rural do Centro-Oeste Brasileiro. Trabalho de conclusão do curso de Direito. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2010.

ESPADA, Valéria Maria Guimarães. União africana: um estudo sobre a mediação de conflitos. Monografia de bacharelado em analista de relações internacionais. Belo Horizonte: UNI-BH – Centro Universitário de Belo Horizonte, 2009.

FORDE, Gustavo Henrique Araújo. Africanidades, educação profissional e dignidade cultural: interrogando a forma cultural colonial. Brasília: Revista de políticas educacionais e culturais, do SinasefeSindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, 2010.

FORDE, Gustavo Henrique Araújo. A presença africana no ensino de matemática: análises dialogadas entre história, etnocentrismo e educação. Dissertação de mestrado em Educação. Vitória: EFES, 2008.

FORDE, Gustavo Henrique Araújo. O corpus africano na história e no ensino da matemática: práticas e sentidos da/na operação historiográfica. Vitória: UFES, s. d.

HEERDT, Camila. Reflexos jurídicos da atuação do Ministério do Trabalho e Emprego no combate a erradicação do trabalho análogo ao escravo no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Direito. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2011.

JOSÉ-SILVA, Maria de Fátima. Para onde vamos? A saúde física e mental de ex-empregados do ramo de metalusgia, do mercado de trabalho formal, que se encontram empregados/ocupados na informalidade: um estudo comparativo entre Brasil e Argentina. Tese de doutorado em integração da América Latina. São Paulo: USP, 2006.

MALHEIROS, Ana Flávia e NOZU, Washington Cesar Shoiti. Trabalho escravo no Brasil contemporâneo: reflexões sobre a servidão por dívida ou “peonagem” frente aos direitos humanos.  Paranaíba – MS: Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR), 2010.

MOURA, Leandro Santos de. A escravidão contemporânea no Brasil e as políticas de combate e prevenção. Monografia de conclusão do curso de Direito. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2010.

NINA, Carlos Homero Vieira. Escravidão ontem e hoje: aspectos jurídicos e econômicos de uma atividade indelével sem fronteira. Dissertação de mestrado em direito internacional e econômico. Brasília: UCB-Universidade Católica de Brasília, 2009.

SARAIVA, Paulo Lopo. A constituição da casa-grande e da senzala: o direito consuetudinário brasileiro. Anápolis: UniEvangelica, Revista Jurídica, ano VIII, nº 13, 2006-2007.

SILVA, André Luiz da. Aprender para conhecer, conhecer para ensinar: Uma reflexão sobre o valor da história e da cultura afro-brasileira e a importância do seu ensino nas escolas. Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Cultura Afro-Brasileira. Divinópolis –MG: Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ, 2009.

SILVA FILHO, Luiz Carlos da.Escravidão nos tempos do novo testamento. Disponível em http://www.iceud.com/download/escravint.pdf. Acesso em 21.08.1012, às 11h57.

SILVA, José Carlos Costa; HENRIQUE, Felipe Trindade da Silva; MASCARENHAS, Getúlio Oliveira; ONGARATTO, Liesel; VIEIRA, Ludimila Viana; OLIVEIRA, Márcia Batista de; OLIVEIRA, Tayná Almeida Clement; PEIXOTO, Thales Santiago; SILVA, Zaiana e SILVA, Ronaldo Lopes C. da. Tráfico internacional de pessoas: o Brasil e o Protocolo de Palermo. Ilhéus:  Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, 2009.

SOARES, Márcia Miranda. Abolição do trabalho forçado. In Os direitos fundamentais no trabalho como referência para pesquisas sobre o desempenho social e trabalhista de empresas no Brasil. São Paulo: Instituto Observatório Social, 2004.

PARA APRENDER ECONOMIA

livroparaMUZI, Adilson Cláudio e Luz, Nanci Stancki da. Consumir ou não consumir: eis uma questão para os estudos de gênero e consumo. Florianópolis: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), set. 2012.

PACHECO, Altayr Dias. Valor Econômico Adicionado Eva; valor de mercado da empresa: Aplicação num escritório contábil (Analise Econômica). Trabalho de conclusão de curso de Ciências Contábeis. Curitiba: Faculdade Modelo, 2011.

 SILVA, Silvio Simione da. Resistência camponesa e desenvolvimento agrário na Amazônia Acreana. Tese de doutorado em Geografia. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista-UNESP, 2005.

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O TURISMO RELIGIOSO EM APARECIDA

mono21CHRISTOFFOLI, Angelo Ricardo. Turismo e religiosidade no Brasil: um estudo dos discursos da produção acadêmica brasileira. Camboriú: Universidade do Vale do Itajaí, 2007.

CHRISTOFFOLI, Angelo Ricardo. Turismo e religiosidade no Brasil: uma análise das interpretações dos teóricos e autores da área do turismo sobre deslocamento e consumo em santuários católicos. Tese de doutorado em Turismo, apresentada na Universidade do Vale do Itajaí. Biguaçu-SC: Univali, 2012.

O BRASIL NA CRISE GLOBAL

livro03CASTRO, Jerônimo. O Brasil e o comércio mundial. Monografia de especialista em Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2007.

CORREIA, Maria Helena Gomes. O impacto da divulgação da taxa básica de juros dos Estados Unidos no mercado acionário brasileiro: um estudo de eventos. Dissertação de mestrado em Engenharia de Produção. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

PASQUINI, Elaine Silvia. Analisando a relação das variáveis macroeconômicas com o mercado acionário. Dissertação de mestrado. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

SANTOS, Lucy Falquevcz P. dos. Crescimento econômico na América Latina: desenvolvimento econômico brasileiro - após criação da Cepal. Cacoal: UNESC, s.d.

PADRE MOTA

padre-motaLIMA, Jailma Maria. Partidos, candidatos e eleitores: o Rio Grande do Norte em campanha política (1945-1955). Tese de doutorado em história. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2010.

LIMA, Jailma Maria. Memórias e narrativas políticas: como se escreve a história do Rio Grande do Norte pós-1945. s.d. Disponível em: http://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1339941206_ARQUIVO_enarrativaspoliticas-comoseescreveahistoriadoRioGrandedoNortepos1945.pdf. Acesso em 17.11.2012, às 10h30.

OLIVEIRA, Amanda Modesto de; ALVES, Ana Karina da Silva e FERNANDES, Isabelle Rocha. As condições de moradia da população fortalezense nas favelas como expressões da questão social. Anais do III ENNTEFH – Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana. Maceió: set. 2011.

VERGARA, Antonio G. Invisibilidade/visibilidade: o guarani pré-colonial em Gravataí. Dissertação de mestrado em história. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2012.

VIANA, Claudio José Alves. Religião e cangaço: Lampião em Mossoró. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. São Paulo: Mackenzie,2011.

FUNDAMENTOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

orcamento-empresarial01ALMEIDA, Cíntia. O orçamento como ferramenta para a gestão de recursos financeiros no terceiro setor: um estudo nas organizações do Estado do Rio Grande do Norte. Dissertação de mestrado em Ciências Contábeis. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.

CHAGAS, Milton Jarbas Rodrigues e ARAÚJO, Aneide Oliveira. Análise do orçamento empresarial como ferramenta de gestão: um estudo empírico nas indústrias de calçados da cidade de Campina Grande-PB. Lima, Peru: Anais do VIII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial e Contabilidad, jul. 2012. Souza-PB: Universidade Federal de Campina Grande, REUNIR – Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade ISSN: 2237-3667 – Vol.3, nº 3, Edição Especial, 2013.

K. C. Borges. As pessoas na Gestão de Orçamento. 22.03.2011. Disponível em http://adm-k.blogspot.com.br/2011/03/as-pessoas-na-gestao-de-orcamento.html. Acesso em 08.07.2012.

KLANN, Roberto Carlos; KLANN, Patrícia Aparecida; Kátia Regina Postai e RIBEIRO, Maria José. Relação entre o ciclo de vida organizacional e o planejamento em empresas metalúrgicas do município de Brusque-SC. Ribeirão Preto: Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. Revista de Contabilidade e Organizações, vol. 6 n. 16 (2012).

ROCHA, Giovani Cirino. Alinhamento de estratégia de operações. Trabalho de conclusão do curso Gestão da Produção Industrial. Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2010.

RODRIGUES, João Paulo Lima. Gestão financeira em micro e pequenas empresas: um estudo no setor supermercadista de Mossoró. Dissertação de Mestrado em Administração. Natal: Universidade Potiguar, 2013.

SCURO, Maria Elvira Gonçalves. Planejamento e controle ao longo da obra de um empreendimento imobiliário: caso real de uma empresa incorporadora. Monografia para a obtenção de grau de bacharel em Ciências Contábeis. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

SIMIONOVSKI, Carlos Stefan; BUCHELE, Carla Margarete; HERLING, Gabriel Moraes; HERLING, Luiz Henrique Debei; LIMA, Marcus Vinicius Andrade de; MOREIRA, Rosângela Terezinha Emerim – UFSC. Disposição dos recursos nos institutos federais de ensino: um estudo de caso nas instituições do Rio Grande do Sul. Anais do XIII Coloquio de Gestión Universitaria en Américas: Rendimientos académicos y eficacia social de la Universidad. Buenos Aires: Universidad Tecnológica Nacional, nov. 2013.

TRAVASSOS, Ana Caroline; MORAES, Rinaldo Ribeiro. Controladoria e planejamento estratégico: o papel da controladoria na gestão estratégica em uma distribuidora de energia elétrica. Belém: Faculdade Estácio do Pará. Revista de Administração e Contabilidade, Vol. 1. Nº 1, 2014.

CONTABILIDADE AVANÇADA

Contabilidade avançada 2ª ed - Capa frontal - JuruáARAÚJO, Sônia Maria de e CABRAL, Maria Selma da Costa. Contabilidade: Custos. Brasília: Ministério da Educação; Natal: UFRN, 2012.

BOFF, Caroline Dal Sotto. Custos intangíveis nos relatórios de administração das empresas brasileiras no período de 2007 a 2009. Dissertação de mestrado em Ciências contábeis.São Leopoldo: UNISINOS, 2011.

DANQUIMAIA, Vinícius Leandro das Chagas.Influência da Perícia Contábil na tomada de decisão nos casos da Justiça Trabalhista.Monografiapara a obtenção de grau de bacharel em Ciências Contábeis. Brasília: UniCEUB, 2010.

HERCULANO, Adriano Souto. Mensuração e avaliação dos custos ocultos no setor de manutenção industrial de uma mineração: impacto gerencial no ciclo de vida. Dissertação de mestrado em Engenharia de Produção. João Pessoa: UFP, 2009.

MARTINS, Vidigal Fernandes; CARMO, Carlos Roberto Souza; SOARES, Adeilson Barbosa; FERREIRA, Mônica Aparecida; PEREIRA, Vinícius Silva. A redução de custos ocultos e a governança corporativa: qual a contribuição dos comitês de auditoria no Brasil em comparação com a Lei americana Sarbanes-Oxley (SOX)?. Revista de la Agrupación Joven Iberoamericana de Contabilidad y Administración de Empresas (AJOICA), Nº 10. Madrid: Asociación Española de Contabilidad y Administarción de Empresas (AECA), 2013.

MUNIZ, Luciani da Silva. Práticas de gestão estratégica de custos adotadas por empresas brasileiras. Dissertação de mestrado em Ciências contábeis.São Leopoldo: UNISINOS, 2010.

OLIVEIRA, Elisabete Rosa Esgueira. Aplicação da abordagem socioeconômica na Empresa X: corrigir disfunções e potenciar resultados – estudo de caso. Dissertação mestrado em Contabilidade. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, 2014.Disponível em: http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/3527/1/DCO%2025%2002%202014.pdf

PANINI, Flavia. A joint venture como estratégia competitiva no mercado internacional. Monografia para a obtenção do grau de Bacharelado do curso de Ciências Econômicas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

SANTOS, Alexandro Scarcel dos. A Contabilidade Como Ferramenta Gerencial. Indaial (SC): Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2012. Revista Maiêutica – Ciências Contábeis, jan. 2013.

SOUZA, Marcos Antonio de; ALBERTON, João Rafael; MARQUEZAN, Luiz Henrique Figueira e MONTEIRO, Renato Pereira. Fatores de ocorrência de custos ocultos: estudo em uma cooperativa gaúcha agroindustrial de arroz. São Leopoldo/RS: UNISINOS, s/d. Blumenau/SC: Revista Universo Contábil, v. 9, n. 1, jan./mar., 2013.

CONTROLADORIA E AUDITORIA DE ESTOQUES

Contraladoria e Auditoria de EstoquesETHUR, L. Z.; Jobim, J. C.; Ritter, J. G.; Oliveira, G.; Trindade, B. S. Comércio formal e perfil de consumidores de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Itaqui – RS.Botucatu: Revista Brasileira de Plantas Medicinais, vol.13, nº 2,  2011.

MOLLING, Graziela. Auditoria de sistemas de informação com aplicação de ferramentas e técnicas de auditoria assistidas por computador: estudo de caso na Agro-Comercial Afubra. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2012.

O PROBLEMA DA QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA NO BRASIL

O Globo. Rio de Janeiro, 17 set. 2008.

MOREIRA. Paulo Alexandre da Fonseca. Marketing Social Corporativo Comunitário: Um Estudo Sobre o Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Administração de Empresas. Rio de Janeiro: PUC, dez. 2008.

CONEXÕES E REFLEXÕES SOBRE ECONOMIA

conexoes-e-reflexoesCHRISTOVÃO, João Henrique de Oliveira. A gênese do turismo em Cabo Frio ou, de como o Sol se sobrepôs ao Sal. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: Associação Nacional de História – ANPUH, 2011.

CHRISTOVÃO, João Henrique de Oliveira. Do sal ao sol: a construção social da imagem do turismo em Cabo Frio. Dissertação de Mestrado em História Social. São Gonçalo: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

DINIZ, Marco Túlio Mendonça. Condicionantes socioeconômicos e naturais para a produção de sal marinho no Brasil: as particularidades da principal região produtora. Tese de doutorado em Geografia. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2013.

MAIA, Manuel Thiago de Araújo. Circuito espacial de produção de sal: o uso do território do Município de Macau/RN pelas indústrias salineiras. Dissertação de mestrado em Geografia Humana. Natal: UFRN, 2011.

NUNES, Anderson; COUTEIRO, Pedro e MELLO, Victor. Carbonato de sódio.Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2010.

OLIVEIRA, Carla Montefusco de. Responsabilidade social empresarial: percepção e prática do empresariado salineiro do Rio Grande do Norte. Tese de doutorado em Ciências Sociais. Natal: UFRN, 2010.

SILVA, Ângelo Magalhães da. Guararapes Confecções S/A: da empresa familiar ao grupo econômico. Tese de doutorado em Ciências Sociais. Natal: UFRN, 2011.

AUDITORIA DE ESTOQUES

auditoriadeestoques01Barros, Carlos Augusto Albuquerque de Rêgo; Marcos Filipe de Queiroz Girão. Auditoria de processos como instrumento de otimização na gestão de estoque de uma empresa de confecção. Monografia apresentada para obtenção do título de Bacharel em Administração. Fortalea: Faculdade Sete de Setembro, 2013.

LEONE, Marcelo. Um estudo de caso sobre a importância e a utilização de indicadores para medir o desempenho do transporte de cargas, sob a ótica dos gestores responsáveis pelos processos dependentes dos conjuntos desta atividade. São Paulo: s. e., 2010. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/um-estudo-de-caso-sobre-a-importancia-e-a-utilizacao-de-indicadores-para-medir-o-desempenho-do-transporte-de-cargas-sob-a-otica-dos-gestores-responsaveis-pelos-processos-dependentes-dos-conjuntos-desta-atividade/3415/. Acesso em 31.08.2012, às 18h45.

LIMA, Dickson Pessoa de. Captação de recursos para microempresas: proposta de um curso a distância. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação a Distância. Natal: Universidade Federal do Paraná, 2011.

CAUSA E EFEITO DA GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA: O CASO BRASILEIRO

SILVEIRA, Ângelo Antonio da. Gerenciamento de projetos: uma análise da importância da estrutura de gerenciamento de projetos no alcance dos objetivos estratégicos. Trabalho de conclusão do Curso de Administração de Empresas com Habilitação em Gestão de Negócios. Viçosa: Faculdade de Viçosa, 2011.

ALAVANCAGEM OPERACIONAL, FINANCEIRA E COMBINADA

MARQUES, Bruno Ribeiro. Estrutura de capital e desempenhos financeiros: análise na indústria de base de capital aberto no Brasil (2006-2007). Dissertação de mestrado em Administração. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.

NOBRE, Fábio Chaves; NUNES, Rummening Júnior Alves; CHAVES, Selina Costa Bessa. Uma análise do impacto do endividamento na estrutura de capital do Grupo Guararapes Confecções S/A: estudo de caso no período de 2009 a 2010. Natal: Revista Connexio, EdUnP, fev. 2014.

SILVA, Cristiane Viana dos Santos. Administração financeira: O planejamento financeiro como ferramenta de tomada de decisão. Trabalho de Conclusão de Curso, para obtenção do titulo de Bacharel em Administração. Agudos: Faculdade de Agudos, 2009.

Disponível em http://faag.com.br/faculdade/biblioteca/Adm2009/Santos%20Silva.pdf. Acesso em 03.12.2012, às 6h59.

ENSAIOS DE ECONOMIA

FOLETTO, Daniela Paula; OSWALD, Rosiane; WERLANG, Nathalia Berger; LINK, Camila Paulus. O processo de modernização das propriedades rurais dos municípios pertencentes à SDR – Itapiranga / SC. Santa Maria: 3º Fórum Internacional Ecoinovar, Setembro de 2014.