Artigos Acadêmicos

O Enigma da Africa Negra

academia-de-letras-rn

O problema dos custos empresariais vai muito além dos custos que podem ser registrados pela Contabilidade. Eles rompem essa barreira e se fazem presente em todas as decisões relacionadas com a gestão do negócio. Isto porque os ganhos possíveis e não realizados também são considerados custos, custos que as organizações dos tempos globalizados do Século XXI não podem se dá ao luxo de tê-los.

A Problemática e a Solução para os Custos Invisíveis e Custos Ocultos

Quadro 1 - Exemplo de um hotel.  Fonte: Dados da pesquisa.

O problema dos custos empresariais vai muito além dos custos que podem ser registrados pela Contabilidade. Eles rompem essa barreira e se fazem presente em todas as decisões relacionadas com a gestão do negócio. Esses custos são de duas naturezas: “custos invisíveis”, quando causados por problemas estruturais internos ou externos à empresa e se evidenciam em grau comparativo com a concorrência, ou “custos ocultos”, quando gerados por ineficiência de gestão e que resultam na queda do faturamento da organização.

A História como Instrução Científica (*)

revistafarn01

A maneira como o historiador descreve a história é, também, uma forma histórica, isto porque todos os modelos, teorias, princípios, leis e formulações metodológicas possuem em si mesmo um forte componente ideológico. Essa carga ideológica resulta da própria maneira de pensar dos historiadores, pois eles raciocinam de acordo com as suas respectivas formações acadêmicas, histórias pessoais, maneira de formular pensamento, raciocínios, lógicas etc., todas elas com forte presença de matizes ideológicas.

Aspectos Econômicos na Formação de um Pólo Turístico Regional

turismo1

Há fatores econômicos e políticos que devem ser levados em consideração, quando do estudo para a formação de Pólos Turísticos Regionais. Além do que, nem sempre os fatores econômicos são perfeitamente mensuráveis.

Sobre A PSICOLOGIA APLICADA AO TURISMO E HOTELARIA (Livro do Prof. Fernando Brasil da Silva)

Boletim5

Há certos assuntos que são entendidos de formas bastante diferentes, quando tomados de pontos de vista se não contrários, porém não iguais. Esse é o caso da psicologia. Visto pelo senso comum, campo em que todos somos doutores, a “psicologia é para louco”; pelo senso científico, campo dos especialistas, a matéria entra em setores de saberes especializados, que exigem muito estudo e muita prática. Até aqui a psicologia segue os passos das outras ciências…

Descobrimento e Colonização da América, Subprodutos do Mercantilismo

Revista3

O descobrimento e a colonização da América foram resultado de uma série de condições de condições especiais, adensamento populacional, empobrecimento de uma parte da nobreza, a acumulação de capitais de poder de alguns burgueses, o crescimento da importância das cidades, porém a principal delas teria sido o avanço do mercantilismo em busca de novas oportunidades de negócios, de novas riquezas.

A Era da Globalização

Revista2

No início do século havia dois movimentos antagônicos, que se posicionavam em campos contrários em quase todos os aspectos, a igreja católica e os comunistas. Tinham somente uma coisa em comum: enquanto os comunistas propagavam a internacionalização do seu movimento, segundo a palavra de ordem do manifesto de Marx e Engels, “trabalhadores de todos os países, uni-vos”; a igreja não respeitava fronteiras, ela era como sua própria doutrina e nome já diziam, católica, universal.

Turismo e Meio Ambiente

turismo3

O desenvolvimento econômico continuado de um país está intrinsecamente relacionado ao respeito aos seus recursos naturais. A chamada “indústria” do turismo, por sua vez, é ainda muito mais dependente do “estado” do meio ambiente…

Os Traficantes Brasileiros e Portugueses do Brasil que Operavam na África

Revista4

A história do tráfego negreiro para o Brasil faz pouca referência a existência de traficantes brasileiros. Parece até que eram todos estrangeiros os navios, os tripulantes e “empreendedores” desse horrível comércio de seres humanos. Há que se encarar a realidade: houve traficantes brasileiros com tal força comercial, que operavam na própria África.

Um Mundo Novo – Você Decide

Boletim6

Mais uma turma de formandos da Faculdade Ibero-Americana. Mais algumas centenas de alunos são transformados em bacharéis, recebem (por assim dizer) o galardão pelo desempenho acadêmico. E agora? Em que muda suas vidas? O que vão fazer? Essas palavras são para vocês formandos…